segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A grande festa da animação começa esta semana no Rio

ima Mundi, segundo maior festival de animação do mundo, chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira, dia 2 de agosto. O evento, que já está em sua 21ª edição e faz parte do calendário cultural da cidade, vem com várias novidades este ano, como já adiantamos em entrevista com um dos fundadores, Cesar Coelho, aqui no blog.  Em 2013, foram mais de 1.200 inscritos, dos quais foram selecionadas 510 animações de 53 países, entre longas e curtas, exibidos em diferentes mostras.  A programação conta também com palestras, debates e oficinas gratuitas de animação para crianças e adultos. Pelo segundo ano consecutivo, o Anima Mundi selecionará um filme que será indicado para concorrer ao Oscar de melhor animação, o que atesta o prestígio internacional do festival.
O Anima recebe em média 100 mil pessoas por edição e este ano está de casa nova. A base de tudo será a Fundição Progresso, que teve seus 7 mil metros quadrados adaptados para receber as diferentes atrações do evento. Para deixar a Fundição com a ‘cara’ do Anima, foi escalado o artista plástico Sergio Marimba, que desenvolveu o cenário usando como base o cozinheiro de massinha que é o símbolo visual do festival. Também haverá apresentações no Oi Futuro Ipanema e no Cine Odeon BR.
anima filme história
Entre os filmes exibidos fora de competição, Uma História de Amor e Fúria, longa brasileiro que venceu o Festival de Annecy, considerado o Cannes da animação, (como noticiamosaqui) e Luz, Anima, Ação, de Eduardo Calvet (foto), que conta a história da animação brasileira, são escolhas certeiras.
anima wild life
No Papo Animado, em que o público conversa com grandes criadores da área, um dos destaques é a dupla Wendy Tilby e Amanda Forbis, responsáveis pelo curtaWild Life, que concorreu ao Oscar em 2012 (foto). O brasileiro Enio Torresan, da DreamWorks, também vai apresentar seu trabalho. Ele participou das equipes de Madagascar e Kung Fu Panda, e vai trazer informações de bastidores de Turbo, novo filme da produtora. O Anima Forum trará discussões importantes sobre o futuro do setor, e contará, entre outros, com a presença de três diretores brasileiros que estão finalizando seus longas: Paolo Conti (Minhocas, o filme – que terá uma  exposição interativa montada durante o festival), Otto Guerra (Até que a Esbórnia nos Separe) e Alê de Abreu (O Menino e o Mundo).
Pela primeira vez, o público poderá votar no seu filme preferido, que receberá um prêmio cedido pelo BNDES para incentivar a produção nacional. Outra novidade desta edição é que a programação infantil será dividida entre menores de 8 anos (que assistirão a filmes dublados especialmente para o Anima) e maiores de 8, que verão filmes legendados.
Depois do Rio de Janeiro, onde fica até o dia 11 de agosto, o festival segue para São Paulo, e depois percorre outras capitais do país em um formato menor, itinerante. Confira a programação completa do Anima Mundi, escolha os seus preferidos e chame a galera!anima 640

Nenhum comentário:

Postar um comentário